O Fundo do Serviço de Acesso Universal (FSAU), património autónomo do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), vai implementar o Projecto de Conectividade Rural em 10 locais, nos distritos da Manhiça (Província de Maputo), Macia e Chókwè (Província de Gaza), Massinga (Província de Inhambane), Dondo e Gorongosa (Província de Sofala), Nicoadala (Província da Zambézia), Ribáuè e Monapo (Província de Nampula), e Mandimba (Província do Niassa). 

Trata-se de um projecto de inclusão digital que tem o objectivo de prover serviços de Internet de banda larga nas zonas rurais e desenvolver aplicativos e conteúdos relevantes para a economia digital, promovendo iniciativas de emprego e auto-emprego sobretudo para os jovens através de plataformas electrónicas.

Conectividade Rural garante o acesso à banda larga, tendo sido definida a velocidade de 20 Mbps para a transmissão de dados em cada site dos 27 que serão instalados nos 10 distritos.

A propósito, uma equipa multidisciplinar do INCM deslocou-se recentemente a Nicoadala, Manhiça e Chókwè para proceder a um levantamento inicial das potencialidades destes distritos e mantiveram encontros, entre outros, com representantes dos governos distritais, dirigentes dos municípios e empresários.

O projecto vai beneficiar os Distritos, em termos de acesso à informação e catapultar o desenvolvimento das economias locais, com o recurso às tecnologias de informação e comunicação (TIC). Agricultores, comerciantes e outros agentes económicos poderão expor os seus produtos e serviços através de plataformas electrónicas, o que impactará na sua visibilidade e aumento de vendas. 

Aos jovens, principalmente, estarão criadas condições de auto-emprego: os aplicativos que serão desenvolvidos, dedicados a cada esfera de negócio, permitirão que se efectuem diferentes transacções. Poderão explorar as potencialidades económicas locais, a agricultura, o turismo, a apicultura, entre outras áreas.  

Em verdade, a transformação digital é uma realidade no país e há que se preparar para os grandes desafios do futuro. Ser digital é um desafio de sobrevivência que se impõe. As empresas que querem aumentar a sua produtividade, serem mais sustentáveis, ter recursos humanos motivados e assim gerar mais valor, aumentar a competitividade e ser visíveis deverão ter a necessária preparação.

O FSAU promove esta iniciativa, financiando o projecto de conectividade rural e promovendo a inclusão digital, bem como criando oportunidades para os jovens do meio rural tirarem vantagens da economia digital.

Onde estamos

Praça 16 de Junho nr. 340
Bairro da Malanga, 848 Maputo

mapa

Organizações Internacionais e Regionais

Outros Reguladores

Contacto

Sede: +258 21 227100

Cell: +258 82 328 3850 / +258 84 398 5951

Email: info@incm.gov.mz

Praça 16 de Junho nr. 340 - Bairro da Malanga, 848 Maputo